Instalação do Fedora 29 Xfce

O Fedora Xfce visa ser rápido e leve, com um apelo visual e amigável ao usuário. Recomendo esta distribuição na versão i386 (32 bits) em computadores antigos que não suportem um ambiente de trabalho sofisticado como o KDE e tenham pouca memória.


Obter o Fedora 29 Xfce

Obtenha a imagem do DVD a partir do site oficial e grave o DVD. Selecione a versão x86_64 (64 bits) se que o computador tiver 4GB ou mais de RAM e não quiser usar um ambiente de trabalho mais sofisticado, tal como o KDE.


Instalar o Fedora

Recomendo ler o Guia de Instalação antes da instalação. Encontrará instruções que poderão ter aplicação no seu hardware específico.

A instalação através do DVD-ROM é um método básico e habitual para muitos. Selecionando o leitor de DVD no arranque, habitualmente através da tecla F8 ou F12, o disco inicia o carregamento do Fedora na memória do seu computador. Tratando-se de uma distribuição “live” o novo SO (sistema operativo) vai correr a partir do DVD, sem fazer qualquer alteração no disco rígido. Pode testar o SO e só então instalar no disco rígido.

Durante a instalação crie uma password segura para Root (administrador) e um usuário para si. Use sempre esse usuário. NÃO use root como seu usuário pessoal. Esta é a causa de muitos erros e, além disso, o usuário root nunca foi concebido para utilização pessoal.

Por fim reinicie o computador, retire o DVD, entre com o seu usuário pessoal e atualize o todo o sistema.

[pratajo@amd64 ~]$ su -
 (introduza a password de root)
[root@amd64 ~]$ dnf update

Reinicie o computador para carregar um novo kernel e arrancar as aplicações atualizadas. Reinicie no ambiente de trabalho ou com o comando reboot.

[root@amd64 ~]$ reboot

Parametrizar DNF

Fedora usa DNF para instalar e atualizar o seu software através da internet. Determina também automaticamente as dependências das aplicações.

Repositórios Fedora
Fedora inclui dois repositórios por defeito: fedora (os mesmos pacotes de software do DVD) e updates com pacotes atualizados. Estes repositórios “assinam” os seus ficheiros RPM para termos a certeza que são válidos ao serem descarregados.

Outros Repositórios
Para aplicações que colidem com a política da Fedora (MP3, DVD, MPEG, drivers binários, etc) é necessário o repositório RPM Fusion.

[pratajo@amd64 ~]$ su -
 (introduza a password de root)
[root@amd64 ~]$ dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Instalar aplicações correntes

[root@amd64 ~]$ dnf install java-1.8.0-openjdk icedtea-web unrar p7zip vlc thunderbird thunderbird-lightning-gdata fuse-exfat gvfs-mtp gsmartcontrol libreoffice-calc libreoffice-draw libreoffice-impress libreoffice-langpack-pt-PT libreoffice-writer

Instalar codecs

[root@amd64 ~]$ dnf install gstreamer gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-ugly gstreamer-plugins-bad-free gstreamer-plugins-bad-nonfree

Instalar impressoras HP e scanners

Impressoras HP

[root@amd64 ~]$ dnf install hplip hplip-gui

Scanners

[root@amd64 ~]$ dnf install xsane libsane-hpaio sane-backends sane-backends-drivers-scanners simple-scan

Remover aplicações redundantes

Recomendo a desinstalação das seguintes aplicações:

[root@amd64 ~]$ dnf remove gnumeric claws-mail abiword geany

Login automático (opção)

Editar /etc/lightdm/lightdm.conf –> autologin-user = username

[root@amd64 ~]$ nano /etc/lightdm/lightdm.conf

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: